Sem categoria

Infertilidade Masculina

 

 

possiveis-causas-da-infertilidade-masculina

Bom Dia, essa semana é a que antecede o Dia dos Pais e achei interesse falar sobre a Infertilidade Masculina e suas causas e tratamentos.

 

Infertilidade Masculina

Estima-se que aproximadamente 40% dos casais inférteis têm dificuldade para engravidar devido a alguns fatores masculinos.

A produção normal de espermatozoides, que ocorre nos testículos, depende de um complexo sistema hormonal. Depois de produzidos, os espermatozoides passam do testículo para o epidídimo e, em seguida, para o ducto deferente, local no qual os espermatozoides amadurecem. Após esse processo a secreção produzida pela vesícula seminal e pela próstata se junta aos espermatozoides e finalmente o sêmen vai para a uretra, de onde é ejaculado.

As causas para alterações no sistema reprodutor masculino são:

  • Varicocele: Essa condição é uma das principais causas de dificuldade na produção do sêmen. Trata-se de uma dilatação das veias na região escrotal que, como consequência, aumenta a temperatura testicular e o acúmulo de substâncias tóxicas nessa região. Essa situação, em alguns homens, diminui a produção de espermatozoides
  • Vasectomia: Esta é uma situação muito comum em nossa rotina. Homens que fizeram cirurgia de vasectomia, que consiste na interrupção do ducto deferente e, portanto, os espermatozóides não conseguem chegar ao pênis para serem ejaculados.infertilidade-masculina
  • Criptorquidia: Alguns homens nascem com os testículos fora da bolsa escrotal. Fora desta bolsa, os testículos sofrem com aumento da temperatura e ações de radicais livres que podem lesá-los gravemente se isso não for corrigido rapidamente (normalmente logo ao nascimento).
  • Alterações hormonais: Algumas medicações (como os anabolizantes) e algumas doenças alteram o complexo hormonal responsável pela adequada produção do sêmen dificultando a ocorrência da gestação.
  • Infecções: Os processos inflamatórios advindos das infecções prejudicam as células testiculares (que produzem o sêmen) diminuindo de forma significativa a produção de sêmen. Além disso, tais infecções causam diminuição da mobilidade dos espermatozóides prejudicando assim sua função. Não obstante, os processos inflamatórios em graus mais graves, obstruem os epidídimos e ductos deferentes impedindo a liberação dos espermatozóides.
  • Fragmentação do DNA seminal: É uma condição em que há uma inadequação no DNA do sêmen provavelmente causada pelo acúmulo de radicais livres (substâncias tóxicas). Essa situação deve ser diagnosticada quando presente e tratada com medicações antioxidantes.

 

Causas Secundárias em ambos

 

  • Alimentação inadequada, tabagismo, consumos de álcool e drogas, obesidade, doenças como colesterol, homocisteína alterados, sedentarismo; Entre outros.

Diagnóstico

As alterações do sêmen podemos utilizar os seguintes métodos: espermograma, ultrasson dos testículos, analise genética.

 

Tratamento:

Normalmente o tratamento das doenças é a primeira parte do processo de reprodução, de pois da cura se tiver claro é possível escolher o tratamento. Em alguns casos já é um problma genético e não tem cura então parte-se para os tratamentos de reprodução assistida como: Inseminação e FIV.

Fonte: Clinica Vivitá

 

 

 

Temos que sempre lembra: “ A infertilidade deve ser tratada como um problema do casal seja ele o fator no homem ou na mulher. E primeiro devemos estar com nossa saúde em dia, isso também pode ser um fator para não conseguir engravidar”

 

 

Não desista do Seu sonho!! E tenham um Feliz dia Dos Pais.

 

Boa semana, beijos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s